AVARIAS NO MANTRA

28 de maio de 2019

AVARIAS NO MANTRA

Data de Publicação: 20 de maio de 2019

A Maxium Seguros sempre alerta sobre uma das principais obrigações do Segurado: dar aviso imediato sobre eventuais avarias, por mais irrisória que seja, em qualquer momento da importação. Porém, ainda é comum, que as avarias apontadas no mantra passem despercebidas: seja pelo importador ou pelo agente de carga.

Há uma falsa impressão que, avarias como A - diferença de peso e C - amassado são “de praxe”, assim sendo, não são tratadas com a devida atenção que o caso requer. Seja por urgência na mercadoria ou por desconhecimento muitas vezes os processos são liberadas sem a anuência da Seguradora e, só se atentam ao fato quando a mercadoria chega ao destino final avariada.

Por esse motivo esclarecemos que, toda e qualquer avaria, mesmo que aparentemente irrelevante, deve ser levada ao conhecimento da Seguradora. Só a Cia pode liberar a importação para o desembaraço e dar maiores instruções sobre eventuais procedimentos a serem adotados para que a cobertura de seguro não seja prejudicada.

Inclusive no tratamento TC4 onde as avarias não são apontadas no mantra, deve-se ter uma atenção especial quando a mercadoria chegar no Armazém. No caso de avarias, o TFA deve ser enviado juntamente com cópia do mantra para liberação.

Na Maxium Seguros, as avarias apontadas no mantra são rapidamente analisadas e assim, não interferem no andamento da importação. É um procedimento rápido que lhe resguarda em um eventual sinistro, preservando a cobertura do seu seguro!

DICAS:

Importador: Para facilitar e agilizar o processo de liberação, passe ao corretor o extrato do mantra junto dos documentos de importação: fatura, conhecimento e packing list.

Despachante: Se o seguro não for contratado por vocês, ao notar avarias no mantra, sempre passe um e-mail ao importador e aguarde instruções sobre que procedimento adotar. Nunca proceda com o desembaraço por conta própria ou por ‘liberação informal’ por parte do importador. Nesses casos, orientamos se resguardar o máximo possível, tendo toda liberação formalizada por e-mail, pois em um eventual sinistro, mesmo que não haja a intenção, um prejuízo pode lhes ser imputado por uma ação tomada equivocadamente.

Equipe Maxium Seguros

  Veja Mais

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário